CADA POEMA É UM FRAGMENTO DO POEMA GERAL QUE QUINTANA VEIO COMPONDO
DURANTE TODA A SUA VIDA

sexta-feira

POEMA EM TRÊS TEMPOS


Debruço-me
Sobre mim
Com a melancolia
De quem contempla as coisas disparatadas que há
na vitrine de um bric...

Pobre alma, menina feia!
As lágrimas embaciam os teus óculos.
E o mais triste é que são verdadeiras lágrimas,
São um mero subproduto do tempo,
Como esse pó de asas de mariposas
Que ele vai esfarelando, aqui, e ali, sobre todas as coisas...

II

O meu anjo da guarda é dentuça,
Tem uma asa mais baixa que a outra.

III

Obrigado, meninazinha, por esse olhar confiante,
Belo beijo como uma entrelinha...
Há muito que eu não me sentia assim, tão bem comigo...
Há muito que só me dirigiam olhares de interrogação!
Poeta, está na hora em que os galos móveis dos pára-raios
Bicam a rosa dos ventos,
Está na hora de trocares a tua veste feita de momentos...
Esta na hora
E quando
Aflito
Levas
Teu relógio ao ouvido,
Só ouves o misterioso apela das águas cantando distantes!

Nenhum comentário: