CADA POEMA É UM FRAGMENTO DO POEMA GERAL QUE QUINTANA VEIO COMPONDO
DURANTE TODA A SUA VIDA

sexta-feira

PAUSA


Se procurássemos resumir em um único vocábulo o que é, para Mario Quintana a essência de sua poesia, esse vocábulo seria IMAGINAÇÃO e, por extensão, a capacidade de se criarem imagens. Para Quintana, poesia e imaginação se confundem; são, na realidade, uma mesma coisa como nos mostra o seguinte texto:

PAUSA

Quando pouso os óculos sobre a mesa para uma pausa na leitura de coisas feitas, ou na leitura de minhas próprias coisas, surpreendo-me a indagar com que se parecem os óculos sobre a mesa.
Com algum inseto de grandes olhos e negras e longas pernas ou antenas?
Com algum ciclista tombado?
Não, nada disso me contenta ainda. Com que se parecem mesmo?
E sinto que, enquanto eu não puder captar a sua implícita imagem-poema, a inquietação perdurará.
E enquanto o meu Sancho Pança, cheio de si e de senso-comum, declara ao meu Dom Quixote que uns óculos sobre a mesa, além de parecerem apenas uns óculos sobre a mesa, são, de fato, um par de óculos sobre a mesa, fico a pensar qual dos dois – Don Quixote ou Sancho? – vive uma vida mais intensa, portanto, mais verdadeira...
E paira no ar o eterno mistério dessa necessidade de recriação das coisas em imagens, para terem mais vida, e da vida em poesia, para ser mais vivida.
Esse enigma, eu o passo a ti, pobre leitor.
E agora?
Por enquanto, ante a atual insolubilidade da coisa, só me resta citar o terrível dilema de Stechetti:
“lo sonno um poeta o sonno um imbecille?”
Alternativa, aliás, extensiva ao leitor da poesia...
A verdade é que a minha atroz função não é resolver e sim propor enigmas, fazer o leitor pensar e não pensar por ele.
E daí?
- Mas o melhor – pondera-me, com a sua voz pausada, o meu Sancho Pança – o melhor é repor os óculos no nariz.

In: A vaca e o hipogrifo.

4 comentários:

wallper.lima disse...

Mário Quintana realmente nos faz pensar... de tão claro, deixa de ser, de tão simples complica, não são tds os olhos que enxergam, não são tds os ouvidos que escutam, e não são tds as bocas que falam...e quem é Mário Quintana, senão a representação de tdo isso!
Abraços.
Waleria.

Thais Alves disse...

Já havia lido esse texto de Mario Quintana e sempre ouço falar dele da minha prof. de literatura . Mario Quintana me parece ser que era um ser muito inteligente , espero descobrir mais dele nesse blog . adorei aqui , está de parabens :D'

Teresinha Leandro disse...

Hoje fiz um prova no concurso do município - Crato- CE E caiu este texto, achei fabuloso.

Teresinha Leandro disse...

Hoje fiz uma prova em um concurso Municipal na Cidade de Crato-CE e caiu este texto. Achei fabuloso!