CADA POEMA É UM FRAGMENTO DO POEMA GERAL QUE QUINTANA VEIO COMPONDO
DURANTE TODA A SUA VIDA

quarta-feira

RAIZES


A confissão de Mario da tortura que eram para ele as raízes quadradas e cúbicas, um mundo incompreensível e distante. Preferia o mundo natural curtindo o frescor do cheiro úmido das raízes e vegetais. Mario se diz um marciano, para ele marcianos são os artistas que vêem o singular, o diferente onde todos os outros humanos, todos tão iguais, só enxergam o obvio.

Quando colegial, como eu gostava do cheiro úmido das raízes dos vegetais. Porém, ao lado desse mundo natural, queriam fazer-me acreditar no mundo seco das raízes quadradas, que para mim tinham algo de incompreensíveis signos de linguagem marciana. Mas a tortura máxima eram as raízes cúbicas. Felizmente agora, os robôs tomaram conta disso e de outras coisas parecidas com eles... Felizmente não mais existe o meu velho professor de matemática. Se não, ele morreria aos poucos de raiva e frustração por se ver sobrepujado, por me ver continuando a fazer coisas aparentemente insólitas porque não constam de currículos e compêndios, porque agora, meu caro professor, agora o marciano sou eu mesmo.

Mario Quintana in: A Vaca e o Hipogrifo

Nenhum comentário: